Giana AraujoLina SantoroElisa BernardesLeticia GonçalvesLivia NatividadeErica VilaçaAna Beatriz FrasMarcia GodinhoAna Luisa GouveiaAmílcar de CastroGustavo CamposGuiherme CamposJorge SaraivaMario SampaioVictor PiresRicardo FragaRoberto FabriDuda GuterresPedro MarcosLuis Carlos F. Pessanha
preparador vocal
Lina Santoro
sobre
O Grupo Vocal BOCA QUE USA tem o objetivo de estudar e divulgar a música coral a partir de um trabalho inovador no que se refere à concepção musical, direção artística e dinâmica de ensaio. O nome do grupo é derivado de um jogo de palavras alusivo ao termo italiano bocca chiusa (boca fechada), cujo significado, em português, é oposto ao primeiro. O grupo busca valorizar a criação e concepção musical coletiva. possibilitando que muitos de seus componentes sejam responsáveis pela preparação e direção musical de parte do repertório. Além destas características marcantes, o Boca que Usa segue a tendência consagrada e atual dos principais coros madrigais internacionais, se apresentando, em concertos, sem uma regência direta.
Em sua longa trajetória musical, o Boca Que Usa vem se destacando no cenário artístico por suas participações em concursos corais latino-americanos e europeus. Com uma relevante carreira internacional, o Boca Que Usa conta, em sua bagagem, com seis medalhas de ouro conquistadas em destacados concursos na América do Sul. Além disso, em 2014 o grupo conquistou medalhas de ouro nas duas principais categorias (música sacra e música erudita) do concurso Internacional de coros de Calella, “Canta al Mar”. Realizado em Barcelona, em outubro de 2014, pela reconhecida entidade alemã Interkultur, uma das mais respeitáveis entidades mundiais organizadoras de eventos corais, o concurso de Calella foi o mais concorrido concurso europeu em 2014. O evento reuniu maior número de corais e nações concorrentes (64 coros de 28 países), de todos os continentes. Sua performance musical competitiva, realizada na histórica catedral gótica de Santa Maria del Pi, em Barcelona, rendeu ao grupo elogiosas críticas na imprensa e nos meios musicais, bem como inúmeros convites para concertos, concursos e festivais em diversos continentes.
O destacado desempenho no concurso de Calella/Barcelona garantiu ao Boca que Usa entrada automática (sem pré-seleção) em qualquer concurso realizado pela Interkultur nos próximos 5 anos e o qualificou para os The World Choirs Games de 2017, a ser realizado em Riga, na Letônia. Na mesma cidade ocorrerá o “3rd European Choir Games”, outro importante concurso internacional, paralelo aos jogos mundiais, patrocinado pelas entidades europeias de canto coral.